sábado, 13 de outubro de 2012

História e cronologia METAL GEAR SOLID








O Herói


Solid Snake é um homen no mínimo controverso. Atormentado pela culpa de ter matado pai e irmão (ou pelo menos pensando assim), o fardo de ser o único membro vivo de uma família de militares incrivelmente evoluídos está, pouco a pouco, consumindo-o por dentro.

Não bastasse isso, seus hábitos pouco saudáveis estão piorando cada vez mais a sua situação: ele fuma, bebe, e suas atitudes por muitas ocasiões inconseqüentes dentro do campo de batalha o deixam exposto à perigos que poderia ser evitados ou facilmente transpostos. A grande pergunta aqui é: será que ele quer a própria morte, ou tem verdadeira confiança nas suas habilidades?

A Mente por trás do Sucesso

Hideo Kojima. Freqüentemente considerado um dos maiores  desenvovedores de jogos do mundo, ele já foi vice-presidente da Konami (que além de Metal Gear, fez Pro Evolution Soccer / Winning Eleven), e agora é a cabeça da Kojima Productions, que já assina os créditos de Metal Gear, Zone of The Enders e mais alguns projetos do próprio Kojima.

Sem dúvida, um homem de ampla criatividade, e merecedor de um lugar no Hall da Fama do gênero, junto de icones como Shigeru Miyamoto (criador de Mario, Zelda, Donkey Kong etc.) e Hironobu Sakaguchi (senhor do nome Final Fantasy).

Cronologia

Metal Gear Solid 3: Snake Eater


Herói: Naked Snake

Vilão: Coronel Yevgeny Borisovitch Volgin

Briefing:
Snake, ex-boina-verde, ex-agente da CIA e atual operativo da Unidade de Infiltração FOX, é incumbido de se infiltrar em solo russo (o que, na Guerra Fria, viola tratados internacionais e pode declarar guerra de proporções mundiais), em uma missão de resgate do cientista bélico Nikolai Stephanovich Sokolov, sob custódia do governo russo e forçado a desenvolver o Shagohod, um tanque capaz de andar em qualquer tipo de terreno, com capacidade de armazenamento evoluída, podendo até mesmo lançar armamento nuclear.

Fatos do evento: Durante a tentativa de resgate, Snake é abordado pela Unidade Ocelot, comandada pelo major de mesmo nome (que desempenha um importante papel em toda a série). Sem dificuldade, consegue transpor os opositores, deixando-os todos inconscientes. Mais a frente, ele sofre outra emboscada, dessa vez por cortesia de The Boss, sua antiga mentora, que anunciava sua deserção ao governo soviético. Sem chance de vencer sua adversária, Snake é derrotado e arremesado de uma ponte, em direção a morte certa. Sobrevivendo por puro milagre, ele volta aos EUA e, sob ameaça de fuzilamento pela corte marcial, decide retomar a missão que iniciara, além de destruir qualquer evolução no Projeto Shagohod, matar Volgin e também The Boss.

Conclusão: Snake não consegue resgatar Sokolov. Durante sua captura, o cientista acaba morto em uma sessão de tortura / interrogatório, tamanhaa magnitude dos ferimentos causados por Coronel Volgin, que detinha poderes eletromagnéticos de extrema grandeza. Com o auxílio de EVA, uma agente dupla, Snake consegue fugir do cativeiro, mata Volgin, destrói o Shagohod e também vence The Boss.



De volta à América, Snake já está sabendo de fatos que não foi informado durante a missão: a deserção de The Boss era uma isca para o governo estadunidense botasse as mãos no Philosopher's Legacy, um microchip que continha informações detalhadas de um fundo secreto estabelecido por China, EUA, e URSS, estimado em cem bilhões de dólares. Graças à Ocelot, que revelou ser um agente triplo (trabalhava para os três poderes), somente metade do dinheiro chegou às mãos americanas. Assombrado por algo que mais parecia um assassinato contratado, Naked Snake deixa a unidade FOX, consumido por lembranças de uma missão que não queria ter cumprido. Antes de deixar a equipe, Snake recebe das mãos do presidente Lyndon Johnson o título de Big Boss (indício que diz, basicamente, que Snake está acima até mesmo de sua mentora).

^
Metal Gear Solid Portable Ops



Herói: Naked Snake / Big Boss

Vilão: Gene


Briefing: Uma rebelião ocorre na base da Unidade FOX, agora desvinculada da CIA e completamente renegada na América do Sul. Gene, um soldado que ocupa posição de chefia, culpa o ex-operativo Naked Snake pelo fato. Após ordenar sua prisão, ele é interrogado pelo Tenente Cunningham sobre a outra metade do Philosopher's Legacy, a qual Snake não tinha conhecimento algum sobre apenas a metade do dinheiro chegar em solo americano.

Auxiliado por Roy Campbell, um boina-verde sobrevivente aos eventos na América do Sul que também está sob custódia para interrogatório, Snake escapa do cativeiro e começa a trajetória para limpar seu nome, e o único meio de fazê-lo é caçando e vencendo Gene, líder da unidade FOX e verdadeiro responsável pela ação na América do Sul.

Fatos do evento: A real intenção de Gene é, com o auxílio do Philosopher's Legacy, "limpar" o território norte-americano e criar uma nação de soldados. Para impedir que o sonho do maníaco se torne realidade, Snake tem que enfrentar e vencer toda a sua ex-unidade.

Após sobrepor todos os obstáculos, Snake vence Gene, que lhe entrega pessoal, fundos e equipamento, dizendo que Snake vai precisar. De posse de toda essa artilharia, junto à uma equipe que sabe usar tudo isso, Snake funda a Unidade de Alta Tecnologia para Forças Especiais FOXHOUND. O final do jogo também revela que Ocelot tinha suas manipulações no enredo de Portable Ops, e constantemente aparece falando ao telefone com um homem que suspeita-se ser Major Zero, ex-chefe de Snake, que o comandou na Operação Snake Eater. Ele ainda oferece à Snake a oportunidade de juntar-se à ele para formar algo ainda maior que o Philosopher's Legacy: os Patriots.

^
Metal Gear



Herói: Solid Snake 
Vilão: Big Boss (antigamente chamado de Naked Snake)


Briefing: Em 1995, em plena Áfica do Sul, existe uma fortaleza militar chamada Outer Heaven, fundada por um "lendário mercenário". Correm boatos de que dentro do local está sendo desenvolvida uma arma de destruição em massa. O chefe da unidade FOXHOUND dá ao agente Grey Fox a ordem de investigar o local, e caso os rumores sejam confirmados, impedir qualquer tentativa de Outer Heaven de usar tal arma. Conforme os fatos vão se desenrolando, o contato com Grey Fox é perdido, sendo que sua última transmissão diz apenas "Metal Gear...".

Fatos do evento: Com essa nova frente de combate, Big Boss manda o mais novo recruta da FOXHOUND, Solid Snake, para averiguar o que ocorreu no local, e ajudar Grey Fox com o objetivo principal: destruir Metal Gear. No processo, Snake começa a suspeitar do fato de todas as armadilhas do local serem milimetricamente posicionadas para impedí-lo, e como suas ações aparentemente são antecipadas pela organização criminosa. As explicações chegam mais tarde no jogo: o "lendário mercenário" que fundou e comanda Outer Heaven é ninguém menos que Big Boss. Pior, ele revela ser o pai biológico de Solid Snake.

Depois de destruir o Metal Gear e resgatar Grey Fox, Snake confronta seu pai em um terrível combate. Durante a luta, o antigo herói americano revela que sua intenção era capturar Snake, o que levaria desinformação ao governo norte-americano, dando a oportunidade para Big Boss fazer de Outer Heaven a nação mais poderosa do mundo, deixando o resto de joelhos ante seu poderio militar. Após vencer (e matar) Big Boss, os créditos do jogo rolam, mas no fim, o jogador é agraciado com uma surpresa: uma mensagem de Big Boss dizendo que verá Snake mais uma vez.

^
Metal Gear 2: Solid Snake


Herói: Solid Snake

Vilão: Big Boss


Briefing: Após os eventos do Metal Gear original, Snake está vivendo como um agente de infiltração do governo norte-americano em território canadense. Já não responde mais para a FOXHOUND. No ano de 1999, a Guerra Fria nada mais é do que mera lembrança, e o mundo sofre com as constantes elevações do preço do petróleo, combustível que faz o mundo girar. Ã aqui que entra em cena Kio Marv, um cientista que desenvolve uma fonte alternativa de energia que tem o mesmo efeito do petróleo, mas com menos custo. No caminho de uma apresentação da novidade nos EUA, o dr. Marv é sequestrado por agentes de Zanzibar Land, uma terra sem lei encravada no oeste da Tanzânia.

Fatos do evento: Mais uma vez requisitado pelo governo norte-americano, representado pelo novo comandante da FOXHOUND, Roy Campbell, Snake viaja até o local, onde descobre muitas coisas: primeiramente, seu ex-chefe na FOXHOUND e vilão do jogo anterior ainda estava vivo. Big Boss não morreu no final de Metal Gear. Mais agravante ainda é a descoberta de um novo Metal Gear, batizado apenas com a letra D, e pilotado por ninguém menos que Grey Fox.

Depois de destruir esse tanque de guerra, Snake e Fox engajam em combate corpo-acorpo em um campo minado. Saindo como vitorioso, Snake é confrontado por Big Boss enquanto tenta escapar. O combate é duro, mas com um lança-chamas improvisado, Snake mata seu pai, dessa vez definitivamente.

^
Metal Gear Solid


Herói: Solid Snake

Vilão: Liquid Snake


Briefing: Aposentado de qualquer entidade militar, Snake vive no Alasca, treinando cães para corridas de puxadores de trenó. Ã quando, tarde da noite, dois soldados fortemente armados invadem sua casa e o levam sob custódia. O mandante: Roy Campbell, ex-comandante da unidade FOXHOUND.

Na verdade, Campbell implora a Snake pelo cumprimento de uma última missão. A unidade FOXHOUND é agora comandada por um homem chamado Liquid Snake. Ele nada mais é do que a contra-parte genética de Solid Snake. Um irmão gêmeo, por assim dizer. A unidade tomou posse de um armazém militar na Ilha Shadow Moses, em um arquipélago do Alasca. Junto do armazém, a FOXHOUND ainda tem em mãos o Metal Gear REX, a nova versão do tanque, com mais capacidade que qualquer um dos seus antecessores. A ameaça dessa vez é usar o Metal Gear em represália nuclear contra os Estados Unidos, caso o governo recuse à condição da unidade: os restos mortais de Big Boss. A FOXHOUND é agora formada por Revolver Ocelot (sim, ele mesmo), um especialista em interrogatório e amante das batalhas e duelos de armas do Velho Oeste; Sniper Wolf, a bela e mortal franco-atiradora; Vulcan Raven, um xamã gigantesco que usa uma metralhadora M61 Vulcan arrancada de um caça F-16; Psycho Mantis, um especialista em telepatia e telecinésia; Decoy Octopus, um expert em disfarces, além do próprio Liquid Snake, que atua como líder do grupo.

Fatos do evento: A nova missão de Snake é resgatar duas pessoas: a primeira é Donald Anderson, o chefe da empresa DARPA. Na tentativa de extração, Anderson morre de um estranho ataque cardíaco. Então Snake corre até o segundo objetivo: salvar o presidente da empresa ArmsTech, Kenneth Baker. Aqui se dá a batalha contra Ocelot, que tem sua mão decepada por um misterioso ninja cibernético. Após a luta, Snake conversa com Baker, apenas para vê-lo morrer do mesmo ataque do coração de Donald Anderson.

Posteriormente, Snake descobre que os tais ataques são fruto de um vírus genético chamado FoxDie. Não bastasse esse choque, o agente ainda descobre que o mesmo vírus está implantado no seu corpo e no corpo do líder terrorista, Liquid Snake. Além desse problema, Snake ainda deverá lidar com Metal Gear REX, que já se encontra em funcionamento. Mas no meio disso tudo, ele volta a se encontrar com o estranho ninja, que exige de Snake "uma última batalha, homem a homem, sem armas, com o velho amigo". Depois do combate, Snake descobre que o ninja é Grey Fox, que teve seu corpo reanimado pelo exoesqueleto cibernético que agora sustenta sua semi-vida. Ele foi entregue quase morto à cientistas, para fins de pesquisas. Adivinhem quem o entregou: Big Boss.

Mais a frente, Snake revê o ex-amigo ser esmagado pelo Metal Gear, pilotado por Liquid Snake. Cheio de ódio, Snake destrói o tanque, apenas para enfrentar com a força do próprio corpo seu irmão gêmeo. Vitorioso, Snake foge da ilha (acompanhado de Meryl, a sobrinha de Roy Campbell, ou Otacon, o engenheiro que desenvolveu o Metal Gear REX, dependendo de certas atitudes no desenrolar do jogo). Liquid reaparece durante a fuga, apenas para cair morto na frente do irmão.

^
Metal Gear Solid 2 Sons of Liberty


Herói: Solid Snake (início) / Raiden (da metade ao fim)

Vilão: Solidus Snake


Briefing: Uma organização terrorista chamada Sons of Liberty toma conta de uma plataforma de petróleo em alto mar, e ameaça explodí-la, causando não só um desastre natural como também a morte do presidente dos Estados Unidos, sequestrado pela mesma facção e mantido refém no local. Ao menos isso é o que se passa até o fim do jogo, mas no começo, a ação é ambientada no controle de Solid Snake, dentro de um navio que, teoricamente, guarda o mais novo protótipo do robô Metal Gear, batizado de Ray, e desenvolvido PELO PRÃPRIO GOVERNO NORTE-AMERICANO. Durante a missão de registrar imagens do monstro, Snake vê o barco ser tomado por uma unidade militar liderada por Revolver Ocelot, que estava com seus dois braços inteiros (cortesia de um transplante do braço direito do falecido Liquid Snake). Ao confrontar o velho inimigo, Snake percebe algo errado: à sua frente se encontra Ocelot, mas a mente está em conflito entre ele e outra pessoa. Sim, ele voltou. Liquid Snake ainda vive, através do braço de Ocelot, e tenta tomar seu corpo como hospedeiro. O barco afunda, levando consigo Snake, mas não antes de Ocelot roubar o Metal Gear Ray.

Fatos do evento: Depois do incidente no navio, a ação agora é transportada para alguns anos depois. O jovem agente Rayden, novo operativo da recém-formada FOXHOUND, deverá resolver a situação na plataforma petrolífera acima mencionada. Ao desenrolar da história, o jovem agente conhece Iroquois Pliskin. Ele passa a fornecer técnicas de combate, essenciais para a sobrevivência do agente contra a ameaça "comandada por Solid Snake".

Na verdade, "Solid Snake" é o tal Iroquois Pliskin. Ele foi obrigado a agira sob disfarçe por ver seu nome ser usado por um terrorista. Na realidade, o líder do grupo Sons of Liberty se chama Solidus Snake, e é o terceiro gêmeo do Projeto Les Enfant Terriblé (As Crianças Terríveis, em francês), que deu vida à Solid, Liquid e Solidus. Nesse jogo, as identidades mudam rapidamente, e o gamer descobrirá o envolvimento de uma poderosa organização, tão secreta que mesmo o presidente dos EUA tem nada melhor que um breve conhecimento dela: os Patriots, referidos no jogo como La-Lu-Li-Le-Lo.

Durante toda a ação, o jogador controlará Rayden, até o final do jogo, em que os três irmãos se reúnem. Depois de uma derradeira animação, em que Ocelot, agora completamente dominado por Liquid Snake, escapa com o Metal Gear Ray, apenas para ser seguido pelo herói Solid, sobre para Rayden enfrentar o líder terrorista. Munido de uma espada de alta freqüência, o agente novato vence Solidus Snake, mas não consegue impedir um atentado em Manhatan, provocado por Ocelot e seu novo brinquedo.

^
Metal Gear Solid 4: Guns of The Patriots


Herói: Solid Snake

Vilão: Liquid-Ocelot (Liquid Snake + Revolver Ocelot)


Briefing: Depois do atentado em Manhatan, os Estados Unidos entraram em alerta vermelho. As restrições militares internacionais não existem mais, o que forçou as empresas a desenvolverem seus próprios exércitos. A nanotecnologia (recurso militar tão pequeno que atua em nível celular) é proeminente nesse cenário. Enfim, a guerra virou uma moeda, mais um subproduto da economia mundial. Tais empresas tem um Top 5, mas a importância aqui não é QUEM SÃO ELAS, mas sim QUEM AS COMANDA. Sim, o mundo finalmente tem um único representante: a companhia Outer Heaven, dirigida pelo que era Revolver Ocelot, mas com a mente de Liquid Snake. O resultado dessa união fez com que Liquid passasse a se chamar Liquid Ocelot. Dono de uma força militar igualmente rivalizada à dos Estados Unidos, Ocelot planeja um ataque direto. Um confronto para ver quem realmente manda no planeta. Com o mundo em crise mais uma vez, cabe ao desiludido Solid Snake exterminar de vez o seu irmão. O problema: Liquid agora é um espectro, dentro da mente de Ocelot. Enquanto isso, o corpo de Solid Snake é mais e mais consumido pelo vírus FoxDie.

Guns of The Patriots será ambientado em cinco locais diferentes da Terra, sendo os mais importantes a América do Sul, o Oriente Médio (onde se passa a ação da maioria dos trailers mostrados) e a Europa Oriental.

Nesse jogo, teremos uma nova FOXHOUND, liderada por Meryl Silverburgh (sobrinha de Roy Campbell, presente em Metal Gear Solid, mas existe suspeita de que ela na verdade seja filha do coronel). No lado dos bandidos, teremos a Beauty and Beast Unit, formada apenas por mulheres que sofrem de Stress Pós-traumático. A única forma de suportarem o dano que suas mentes sofrem foi a opção de se tornarem máquinas de guerra.

Mas sem dúvida, a maior supresa do jogo será a presença de Rayden, vestindo o exoesqueleto que outrora pertenceu ao ninja cibernético Grey Fox. Muito mais ameaçador nessa versão, Rayden dá indícios de que está em missão para salvar Snake de algum mal muito grande.

Esclarecimentos mais que importantes

1) Philosopher's o quê???

A Philosopher's Legacy era a entidade que conseguiu juntar enormes somas em dinheiro durante a Segunda Guerra Mundial. Com um tesouro estimado em cem bilhões de dólares, a organização ultra-secreta era formada por figuras importantes da política mundial, indo de presidentes até chefes dos principais gabinetes militares do mundo. O pai de The Boss (mentora de Naked Snake) fazia parte do grupo, mas foi morto após um conflito de interesses. Era representado por China, Estados Unidos e União Soviética. Posteriormente, a Philosopher's Legacy deixou de existir, dando lugar aos Patriots. Ativos ainda hoje, são eles quem secretamente controlam os rumos do mundo.

2) Haja Boss!

à importante, para o devido entendimento da trama, não confundir The Boss com Big Boss. Em primeiro lugar, "Boss" consiste em nada mais que um título militar concedido aos melhores soldados dentre os melhores soldados. Ganhar esse título é sinal de extremo respeito entre as principais autoridades mundiais. The Boss, tutora e mestra de Naked Snake, recebeu esse título por liderar a Unidade Cobra, e vencer praticamente sozinha a Segunda Guerra Mundial. Naked Snake se tornou BIG Boss por ter vencido sua mentora, o que o tornou um soldado aina maior do que ela. Ele é, tecnicamente, o último Boss, já que depois dele vieram os três Snakes (Solid, Liquid, e Solidus).

3) Quem é mãe de quem?

Muito se especula sobre as mães dos personagens, mas pouco se sabe de fato. Certeza absoluta, só mesmo quanto à Ocelot. Originalmente chamado de Adamska, ele é filho de The Boss, mas nenhum dos dois sabe disso. Quando nasceu, Ocelot foi retirado dos braços de sua mãe pela Philosopher's Legacy (posteriormente, Patriots). Quanto aos Snakes, a cronologia do jogo diz que eles são, oficialmente, produtos da engenharia genética, originários da matriz celular de Big Boss para formar o soldado perfeito. Entretanto, há quem diga que eles possuem uma mãe (a gestação é necessária, mesmo em manipulação embrionária). Tal suspeita recai sobre os ombros de EVA, a agente dupla a serviço da China. Isso se dá devido ao final de Metal Gear 3, em que ela se deita com Naked Snake / Big Boss.

Concluindo

Sem dúvida, o poder de criação da mente de Hideo Kojima está além de qualquer compreensão. Uma pena que MGS 4 será o último. Existem fortes indícios de que Snake não sairá vivo dessa aventura. Será que ele consegue cumprir sua missão antes do fim?


FONTE Jogos/Br
Texto originalmente escrito por: Rafael Arbulu
fotos do poste : liargamess


Metal Solid: Rising



Um dos títulos esperados para 2013, desenvolvido pela Konami para a Xbox 360, PS3 e PC.
Na conferência E3 deu alguns detalhes interessantes pequenos, Rising será colocado cronologicamente antes dos acontecimentos de Metal Gear Solid 4 e depois de Metal Gear Solid 2
O protagonista desta entrega é Raiden and roll explicou tudo porque ele se tornou um ninja cibernético, que é o de MGS4
Nos últimos dias, mostram um reboque onde ums pedaços Raiden cyborg, a que o produtor Shigenobu Matsuyama disse:
"Você viu (Raiden), que teve a coragem de um cyborg, que chamamos em nosso estômago bateria estúdio de desenvolvimento, puxou-o para fora. Na verdade essa energia absorvida.
[...] Às vezes, você poderia apenas ter a informação. Esta é a maneira de proceder no jogo, por isso é tão diferente de jogos de ação.
"Você realmente tem que planejar estratégias que leva, realmente tem que apontar o ângulo que você deseja cortar. Portanto, é um pouco de um passo a mais do que o normal espada jogos de ação no mercado de hoje "
[...] "Rising É claro que haverá elementos de stealth, mas é diferente do sólido anterior Metal Gear. Habilidades Raiden vai lhe dar mais velocidade, por isso não tem que se preocupar com os problemas nas costas de cobra, como no passado. "
[...] "E vamos usar suas habilidades acrobáticas para ser mais vertical. Nós não queremos que os jogadores tem que se esconder o tempo todo no chão, como antes de cautela neste jogo vai ser mais como o furto de um caçador. "
A principal arma de seu personagem é a sua "katana", mas mencionou que também contará com mais armas.
Fonte: Vandal

Metal Gear Solid - Ground Zeroes

Quando noticias e a cronologia oficial sairem atualizarei o post







Nenhum comentário:

Postar um comentário